quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vestindo o Personagem (1)

O que é Live Action?

Nas sessões de RPG, nós costumamos demonstrar as ações do personagem basicamente dizendo ao narrador o que o personagem faz e o que ele pensa. Alguns jogadores falam como se fossem o personagem, às vezes até mudando um pouco a voz, mas isto nem sempre é necessário.

Em um Live Action (Ação ao Vivo), os jogadores não apenas falam como seus personagens, mas se vestem e andam como eles. É como se fosse um teatro, onde todos são atores dirigidos pelo narrador, que, em muitas vezes, também contracena. Os personagens coadjuvantes (NPCs) também são encarnados por jogadores, que podem ter algum controle sobre o que podem fazer.

Também chamado de LARP (Live Action Role-Play), os Lives podem ser ambientados em praticamente qualquer cenário de RPG, mas devido a sua forma de serem, situações sociais são mais interessantes e apropriadas a jogos dessa natureza, já que simular combate requer mais controle por parte dos narradores (falaremos sobre Batalhas Campais em breve).

Um dos projetos de Live-Action mais famosos em nosso país é o Brasil by Night, ambientado no mundo de Vampiro: A Máscara. Nele, os personagens fazem parte da sociedade vampírica, como neófitos, anciões ou meros carniçais.

Há outros grandes projetos também, como o pessoal do Graal, especializado em cenários medievais e Batalha Campal e a Confraria das Idéias, outro grande grupo de organizadores de Live Action dos mais diversos cenários.

Para participar de um Live Action, é fundamental caracterizar-se bem, de acordo com o que se espera do personagem. Dependendo do cenário, isso pode ser mais fácil ou mais difícil. Vestir-se como um Ventrue é bem mais fácil que encarnar um bárbaro orc.

O local onde se vai jogar também exige uma aproximação do que se quer representar, se o cenário é medieval ou uma simulação de um caern, é preferível que seja um local com presença da natureza, um sítio, por exemplo.

Por vários anos, em Belém, um grupo de jogadores, no qual eu me incluo, fez parte do Brasil by Night, planejando lives bimestrais de Vampiro com bastantes jogadores. Chegamos a ter mais de 100 jogadores, utilizando como local um shopping de três andares. A meu ver, foi o ápice do Belém by Night. Não sei se ainda existe, mas de qualquer forma, aquele arco de estórias com Sir Edward e seus Gangrel alemães ficou bem lá para trás no tempo.

Em uma próxima oportunidade falarei um pouco sobre as regras de um Live Action e algumas sugestões de como realizá-lo.

Quer saber mais?

Confraria das Idéias
Wiki
Estória do início do Graal

Fotos de alguns Live Actions organizados em Belém e em Macapá:



Live de Paranóia (2010): cidadãos de nível infra-vermelho tentando entender o que fazer para sobreviver... e ao fundo, observando tudo: O Olho do Grande Irmão.



Mensagens estimulantes para criar o clima de jogo.



Live medieval realizado em Macapá (2009): um mago de costas e um ladino escondendo-se nas sombras.



Um cavaleiro barrigudo a serviço de seu lorde.



Um dos inúmeros lives do Belém by Night: Bem-vindo ao Clube Nosferatu! O sujeito mais à direita nem precisou de máscara...



Caçadores de Vampiros! Pobres coitados...



Belém by Night: Fé, Fuá e Fight!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

O Que Tem Rolado no Espaço RPG

Para quem procura RPG, Magic e Jogos de Tabuleiro e algumas outras espécies de cultura NERD, em Macapá, Capital do Estado do Amapá, já sabe onde encontrar: no Espaço RPG na Avenida Iracema Carvão Nunes, de esquina com a Praça da Bandeira, no Bairro Central.

E o que rola por lá?

Para quem tem interesse em conhecer, aprender ou voltar a jogar RPG pode estar com a gente todo sábado a partir das 14 horas com as mesas de DRAGON AGE, RPG ambientado no cenário de fantasia medieval, com regras fáceis para iniciantes.

Para os jogadores mais experientes e que curtam algo mais profundo estamos marcando de iniciar uma campanha de Rastro de Cthulhu, que é ambientado no mundo de terror de H.P Lovecraft, e quem sabe pode estar rolando, também, mesas de Mago: O Despertar e GURPS 4º Edição (não se preocupem leitores no futuro estaremos publicando matérias especiais sobre cada sistema e cenário).

Alem do RPG, aqueles que gostam ou tem interesse de conhecer Jogos de Tabuleiro com guerras medievais e espaciais, ou jogos de conspirações e estratégia, podem visitar o Espaço RPG dias de quarta-feira a partir das 19 horas.

E aos Domingos aqueles que curtem CARD GAME podem encontrar a partir das 15 horas o Campeonato Semanal de Magic no ambiente T2, com premiações em boosters.

É isso pessoal o que tem rolado no Espaço RPG, qualquer duvida deixe seu comentário com email que respondemos, estamos abertos a novas idéias e para quem quiser acompanhar segue ai as fotos das mesas de Jogos de Tabuleiro com o Daniel-san, o Campeonato de Catan com os vencedores Luiz e Arkanis e nossas mesas de RPG nos cenários de Lobisomem O Apocalipse e de D&D.

Abraços Senhores Jogadores

Renan.

Galera jogando RPG.


Mesa de D&D.



Explicação do Shadows Over Camelot.



Esse jogo é sofrimento puro, bom é ser o traidor...



Arcannes com cara de traidor, mas este é outro jogo: Stone Age.


Foto final: cara de tacho do Zé e a carequinha do Franciscano.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Amapanime 2011

Aconteceu no último fim de semana (4 e 5 de junho) o Amapanime 2011.

Em sua 7a edição, o evento surpreendeu pela quantidade de público e, como não podia deixar de ser, o pessoal do Contos Inacabados marcou presença, ainda que tímida.

Além das diversas atividades como videogames, venda de produtos, exposiçao da cultura oriental, cosplay e bandas, tivemos também mesas de RPG (Dragon Age, narrado pelo Piero) e mesas de tabuleiro.

Foi uma grande oportunidade para mostrar os jogos de tabuleiro modernos para o público, principalmente aos adolescentes.

Jogos apresentados:

Castle Panic
Jogo cooperativo bem simples, perfeito como introdução aos novos jogos de tabuleiro, onde os jogadores devem proteger um castelo de monstros que saem da floresta.



Jogadores decidindo o que fazer...



... e o castelo sendo detonado pelos orcs e goblins.

Ouro de Tolo
Outro jogo bem simples e divertido. Aqui todos competem para ver quem é o minerador que consegue atingir determinada quantia em pepitas mais rapidamente.

Last Night on Earth (A Última Noite na Terra)
Jogo que fez grande sucesso no evento, onde os jogadores são habitantes de uma cidadezinha que se vê cercada por zumbis. Aqui o Janari tomou a iniciativa de jogar com os zumbis e apresentar o jogo, ao que pareceu, foram duas partidas bem divertidas!



Jogo no início, ainda com poucos zumbis...



Os zumbis começam a aparecer.



Jenny, encurralada no Hospital.



Valeu Janari!



Partida já no final, os heróis se dando bem. À direita a ficha do padre Chuck Norris!



E no final a vitória. Quem acha que os zumbis levaram a maior taca, levante a mão!

Carcassone
Apresentamos ao Glauber & CIA este joguinho bem fácil e agradável, com regras em português e de facílimo entedimento: uma espécie de quebra-cabeças com pontuação. Agradecemos ao Arcannes pela gentileza.



Dominion
Um aclamado jogo de cartas, que apesar de estarem em inglês, são facilmente memorizáveis, muita interação e combos neste jogo rápido e interessante.

Saboteur
Outro jogo de cartas bem legal, onde os jogadores são anões em uma mina tentando achar o ouro. Acontece que alguns deles são traidores e vão fazer de tudo para sabotar os demais.



Conversando com o Igor, um dos responsáveis pelo evento, fiquei sabendo que este foi o ano com o maior público já visto no evento, com cerca de 35.000 atendimentos computados pelo SESC (atendimento é diferente de participante) e mais de 2 toneladas de alimentos arrecadados.

Parabéns aos organizadores do Amapanime, vocês fazem a cultura jovem do Amapá crescer!

E para quem quiser conhecer mais jogos de tabuleiro modernos, lembramos que toda quarta, a partir das 19:00 levamos alguns jogos para apresentar ao pessoal. Você que não conhece e quer saber um pouco mais, apareça e será bem-vindo! Jogamos no Espaço RPG, na Av. Iracema Carvão Nunes, próximo a Caixa Econômica.